sábado, 11 de dezembro de 2010

Clássicos Fantasticos da literatura brasileira


Os misteriosos olhos de ressaca de Capitu, personagem de Machado de Assis em Dom Casmurro (1899) escondem uma guerra intergalática entre alienígenas e androides. Em outra obra de Machado de Assis, O Alienista (1882), o Doutor Simão Bacamarte explica que a alcunha alienista é uma combinação de alien com cientista.  Já a Casa Verde, local para onde ele deveria recolher os loucos, é na realidade uma escola para jovens superdotados com poderes mutantes.
Mais um mistério revelado dos Clássicos Brasileiros é a história de Senhora (1875), de José de Alencar. A Dna. Aurélia, na verdade, não é uma pobre coitada abandonada pelo marido e sim uma bruxa que se vinga com requintes de crueldade. Por fim, a Escrava Isaura (1875), de Bernardo Guimarães, é vítima dos mandos e desmandos de um maligno vampiro.
Seguindo a ideia já idealizada pelos norte americanos de transformar os clássicos, as obras brasileiras  começaram a ganhar insólitas adaptações.  São clássicos que passam a ser reescritos por novos autores, sempre com essa pegada inusitada. Quem joga essa novidade no mercado é a Editora Lua de Papel com seus 4 títulos dos Clássicos Fantásticos.

 --------------------------------------------------------------------------------------------

Observação...

Foi durante a Feira do Livro de São Leopoldo, que encontrei os Clássicos Fantasticos baseados na literatura brasileira. O primeiro livro que me chamou a atenção foi Senhora, A Bruxa. Depois encontrei os outros Clássicos na mesma estante e gostei da idéia de adaptação. 
Coloquei postagens sobre o livro Senhora, A bruxa e também sobre Escrava Isaura e o Vampiro e Jane Austen, A Vampira. 





Apesar de O Alienista, Caçador de Mutantes e  Dom Casmurro e os Discos Voadores não serem considerados livros sobre seres da noite, acho que merecem um espaço neste Blog por causa da criatividade. 
Boa leitura.

Fabiano Ilha


Nenhum comentário:

Postar um comentário