sexta-feira, 14 de março de 2014

Vampiros e caixões


Os vampiros sempre dormiram em caixões?

Aparentemente, não. Segundo o vamprólogo J. Gordon Melton, os sugadores de sangue surgiram numa época em que só os ricos eram enterrados em caixões. Os mais simples eram envolvidos numa manta mortuária e colocados numa cova cavada no chão.
A associação entre vampiros e caixões veio com a literatura, no século 19. A razão é simples: por serem mortos-vivos, nada mais natural que descansassem em esquifes, que também protegem os mortos-vivos da luz do sol e dão um clima mórbido ao seu local de repouso.
Aliás, em vários filmes, é recorrente a cena daquela mão pálida, com unhas pontiagudas, saindo sorrateiramente do caixão quando o vampiro acorda de seu sono.

.

sábado, 1 de março de 2014

Tribos da Noite - 5 anos do blog dos seres da noite



Hoje faz 5 anos que foi criado o blog Tribos da Noite. Esperamos que os seguidores tenham  gostado das postagens. Tudo aqui é pesquisado tim tim por tim. Por isso mesmo, as vezes demoramos para postar. No começo a pesquisa ficava apenas na parte mitológica e histórica. Mas depois de um tempo, vimos que não fazia mal colocar sobre filmes e livros. Afinal, alguns filmes e livros também são bem pesquisados. Claro que alguém vai dizer que a saga Crepúsculo não tem nada a ver com vampiros, por exemplo. Mas aí é que está o lado bom. Vira um assunto a ser discutido. É bom saber diferenciar o que é parte da mitologia e o que foi criado atualmente. Só por isso já vale apena discutir. Bem, colocamos os assuntos de filmes, livros, seriados e etc, que julgamos interessante. Claro que aceitamos sugestões. Gostamos de ler os comentários. Algumas dúvidas acho que não respondemos, mas vamos adiante, e responderemos assim que possível. Por enquanto, esperamos que se divirtam-se pesquisando o blog.