sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Morcegos e vampiros



Por que os morcegos sempre foram associados aos vampiros?



Embora os morcegos, por serem criaturas da noite, sejam sempre associados ao sobrenatural, sua ligação com a lenda dos vampiros só surgiu no século 19.
No livro de Bram Stoker, quando a trama se transfere da Transilvânia para Londres, Drácula muitas vezes aparece na forma de morcego.
Para alguns estudiosos, a descoberta dos morcegos vampiros, encontrados apenas no continente americano, contribuiu para estreitar o elo entre o animal e o monstro.
Ao mesmo tempo, o hábito noturno desses mamíferos alados fortaleceu o caráter exclusivamente notívago dos vampiros.







Drácula meio morcego no filme Drácula de Bram Stoker de 1992.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Strigois - vampiros animalescos



Qual é o significado do termo strigois?

Esse era o nome dado aos vampiros da Moldávia, da Valáquia e da Transilvânia - as duas últimas hoje fazem parte da Romênia. Os strigois eram espíritos humanos que voltavam do mundo dos mortos. Na transição, passavam por vários estágios. Num deles, ficavam invisíveis e podiam pertubar amigos e familiares arrastando móveis e movendo coisas.
Depois, tornavam-se visívies e adquiriam sua aparência mortal. Malignos, se alimentavam de humanos e, segundo relatos, sugavam o sangue de suas vítimas diretamente do coração. 
O modo mais eficaz de dar fim a um strigoi era a velha e boa estaca no peito, até que ela ficasse bem presa ao solo, impedindo que ele saísse do túmulo para perturbar os vivos. 






Características marcantes dos strigois:

Onde ocorre: Romênia.
Este morto vivo mantém mais ou menos a aparência da pessoa original.
Só mais ou menos :o defunto desenvolve cauda e pêlos cobrem sua pele.
O Strigoi anda descalço,nu ou vestindo apenas uma camisola. Sai do tumulo a meia noite, carregando o caixão nas costas.