sexta-feira, 24 de abril de 2015

Vampiros do século 19 - livros


Drácula




Drácula encabeça a lista das celebridades vampirescas, pois, desde que o livro de Bram Stoker foi publicado, em 1897, fascina e aterroriza na mesma medida. Curiosamente, no início ele se chamava Conde Wampyr e foi rebatizado quando seu livro  estava quase pronto porque Stoker gostou de uma nota em um tratado de história romena sobre Vlad III Dracul, príncipe da Valáquia. Mas os vampirismo surge na literatura europeia antes: no século 18, em poemas de autores como S.T Coleridge, Goethe e Heinrich August Ossenfelder. 











Carmilla





É o protótipo da vampira lésbica. A vampira do conto escrito por Sheridan Le Fanu é uma bela jovem que dorme até tarde, atravessa paredes e se transforma em gato. Suas vítimas são quase sempre jovens mulheres.













Sir Frances Varney




Publicado primeiro em panfletos baratos, introduziu  os caninos afiados, os poderes hipnóticos e os buracos no pescoço das vítimas. E foi o primeiro a entrar pela janela da donzela adormecida.













Lord Ruthven






Aristocrático, bonito e garanhão, foi inspirado no desregrado escritor lord Byron, de quem o autor, Jhon Polidori, era médico. Antes dele, vampiros não tinham glamour. Gerou uma febre sobre o tema nos livros e no teatro.