sábado, 11 de dezembro de 2010

Clássicos Fantasticos da literatura brasileira


Os misteriosos olhos de ressaca de Capitu, personagem de Machado de Assis em Dom Casmurro (1899) escondem uma guerra intergalática entre alienígenas e androides. Em outra obra de Machado de Assis, O Alienista (1882), o Doutor Simão Bacamarte explica que a alcunha alienista é uma combinação de alien com cientista.  Já a Casa Verde, local para onde ele deveria recolher os loucos, é na realidade uma escola para jovens superdotados com poderes mutantes.
Mais um mistério revelado dos Clássicos Brasileiros é a história de Senhora (1875), de José de Alencar. A Dna. Aurélia, na verdade, não é uma pobre coitada abandonada pelo marido e sim uma bruxa que se vinga com requintes de crueldade. Por fim, a Escrava Isaura (1875), de Bernardo Guimarães, é vítima dos mandos e desmandos de um maligno vampiro.
Seguindo a ideia já idealizada pelos norte americanos de transformar os clássicos, as obras brasileiras  começaram a ganhar insólitas adaptações.  São clássicos que passam a ser reescritos por novos autores, sempre com essa pegada inusitada. Quem joga essa novidade no mercado é a Editora Lua de Papel com seus 4 títulos dos Clássicos Fantásticos.

 --------------------------------------------------------------------------------------------

Observação...

Foi durante a Feira do Livro de São Leopoldo, que encontrei os Clássicos Fantasticos baseados na literatura brasileira. O primeiro livro que me chamou a atenção foi Senhora, A Bruxa. Depois encontrei os outros Clássicos na mesma estante e gostei da idéia de adaptação. 
Coloquei postagens sobre o livro Senhora, A bruxa e também sobre Escrava Isaura e o Vampiro e Jane Austen, A Vampira. 





Apesar de O Alienista, Caçador de Mutantes e  Dom Casmurro e os Discos Voadores não serem considerados livros sobre seres da noite, acho que merecem um espaço neste Blog por causa da criatividade. 
Boa leitura.

Fabiano Ilha


SENHORA, A BRUXA


Aurélia Camargo é poderosa. Rica, linda e solteira, ela consegue enfeitiçar todos os homens à sua volta. Uma mulher assim tinha que esconder algum segredo. Em 1875, José de Alencar criou Senhora, essa destruidora de corações que comprou o único homem que se atreveu abandoná-la. Nesta nova versão do romance clássico, feita por Angélica Lopes, o folhetim de época vira uma trama sobrenatural, com elementos de magia. A vingança de Aurélia contra o ex-namorado agora é elaborada com a ajuda das misteriosas irmãs Blair – feiticeiras celtas em busca de vida eterna, que há mais trezentos anos semeiam a discórdia entre os pobres casais apaixonados.
 
 
Autora: Angélica Lopes

Jane Austen - A Vampira


Segundo este livro, a autora de Orgulho e Preconceito e outros clássicos do século XVIII não morreu, mas vive hoje numa cidadezinha no interior do estado de Nova York. Dona de uma livraria, vive frustrada por não receber os direitos autorais e ter o reconhecimento de suas obras de sucesso. Em Jane Austen – A vampira, ela mudou o nome para Fairfax e sobrevive há 233 anos, porque foi mordida por um vampiro, quando se tornou imortal. Entre romances com o Lord Byron, que também é um vampiro, e tentativas frustradas de publicar um novo livro, Jane Austen, ou melhor, dizendo, Jane Fairfax, envolve o leitor em uma divertida viagem ao universo literário, com personagens de outras histórias, de maneira inteligente e divertida! 
 
 
Autor: MICHAEL THOMAS FORD

Escrava Isaura e o Vampiro


Baseado no romance de Bernardo Guimarães, a história de “A Escrava Isaura” ganha nova vida, com gente morta para todo lado e um vilão, Leôncio, como um vampiro atrapalhado.

Autor: Jovane Nunes, Bernardo Guimarães.

O Legado da Caça - Vampiro


VITÓRIA GARDELLA É JOVEM, LINDA E USA PIERCING NO UMBIGO, ELA VIVE NA INGLATERRA DO SÉCULO XIX E HERDOU UM LEGADO: MATAR VAMPIROS!

Londres, 1820. Num ambiente que lembra os romances de Jane Austen, como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, uma jovem linda e sensual, Vitória Gardella, debuta na sociedade e precisa arrumar um marido rico. Mas Vitória parece viver 200 anos adiante no seu tempo. Quer levar vida independente. Usa piercing no umbigo. E herdou um terrível legado -- o de ser uma Venadora, ou caça-vampiro. Você não precisa esquecer tudo o que leu sobre vampiros, de Bram Stocker a Stephenie Meyer, mas vai se surpreender e se arrepiar com esse novo jeito elegante, erótico, sangrento e eletrizante de contar uma história.




sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Os vampiros dos quadrinhos europeus

Se a Europa difundiu as lendas de vampiros e possui um dos maiores mercados de quadrinhos do mundo, a junção das duas coisas so poderia dar coisa boa. São poucos os HQs européias lançadas no Brasil, mas por sorte, duas das maiores inovadoras de vampiros saíram recentemente. 





Uma é Eu sou legião da Panini, com roteiro do francês Fabien Nury, e arte do americano John Cassaday. A trama mostra um vampirismo diferente : ao invés de se transformar em outras criaturas a menina Ana controla mentes a distancia. O resultados são vários soldados movidos por “controle remoto”-daí o codinome da garota ser Legião. Esses dons chamam a atenção dos cientistas de Hitler.E também dos aliados. 






A outra HQ vampiresca é predadores (Devir), escrita pela belga Jean Dufaux e desenhada pelo suíço naturalizado italiano Enrico Marini, que mostra com muito erotismo e ação a tragetoria de Camila e Draco, que se recusam a deixar o instinto assassino de lado para viver disfarçados entre humanos com outros sanguessugas fizeram.

Série The Vampire Diaries



A série vampiresca que estreou na televisão com mais audiência

Pode colocar a culpa em crepúsculo que levantou a bola dos vampiros e deixou os fãs sedentos por mais historias sobre sugadores de sangue. O fato é que a estréia da serie The Vampire Diaries, em 10 de setembro de 2009, foi assistida por 4,9 milhões de pessoas, um numero considerado excelente pelos americanos e o maior da rede de televisão CW desde o seu surgimento em 2006.
O seriado é baseado nos livros da autora L.J.Smith e retrata a garota Elena, que perdeu os pais num acidente de carro e se apaixona pelo vampiro do “bem” Stefan Salvatore. O problema é que a moça também tem algo especial pelo irmão dele. O vampiro “do mal”, Damon Salvatore. E ai a discórdia esta armada.
A trama lembra um pouco crepúsculo, mas nem adianta alguma fã mais afoita de Edward torcer o nariz. Não é plagio: o primeiro livro é de 1991, ou seja , 14 anos antes de se ouvir falar em Stephenie Meyer. O ultimo episodio da primeira temporada de The Vampire Diaries foi ao ar em maio deste ano nos Estados Unidos, e a CW avisou que a segunda vem por aí.