domingo, 22 de agosto de 2010

Bruxas Curandeiras da Ilha da Pintada...





As primeiras Bruxas da Ilha da Pintada eram benzedeiras e parteiras, conheciam segredos de plantas medicinais e sempre foram respeitadas na comunidade que viviam. Claro que no príncipio eram rejeitadas pela Igreja Católica e por isso  preferiam ficar nas Ilhas. Diferentes da mitologia Européia, elas não usavam chapéu pontudo e nem voavam em vassouras, mas preferiam pequenos barcos ou cavalgar em cavalos. Na época em que os recursos das pessoas eram escassos, elas se destacavam, contribuindo com a comunidade. Algumas delas podiam também fazer simpatias e desmanchar feitiços de Bruxas más. Geralmente viúvas e solteiras, estas curandeiras viviam em pequenos casebres às margens de rios, numa época em que a Ilha da Pintada era ocupada apenas  por famílias de pescadores. Por serem Bruxas solitárias, o conhecimento delas  sempre passou de de mãe para filha, por várias gerações.  Além da Ilha da Pintada, estas Bruxas ocupavam outras Ilhas como por exemplo: Ilha das Flores e  Ilha Grande dos Marinheiros. Nos dias de hoje, elas são poucas e também mais discretas, passando despercebidas e ainda são procuradas para fazer benzeduras. Por falar nisso, tem geração de novas Bruxas na Ilha da Pintada. Por isso, não estranhe se, ao invés de vestidos longos, elas estiverem de calça jeans.



A Ilha da Pintada faz parte do Arquipélago que pertence a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.


Bruxas malvadas da IIha da Pintada...



Na Ilha da Pintada as Bruxas más eram temidas quase como se fossem fantasmas. Pode-se dizer que na época em que não havia energia elétrica e que as pessoas usavam apenas velas e lâmpiões, às Bruxas eram muito mais temidas. As décadas foram passando, a luz elétrica foi surgindo e as histórias de Bruxas foram ficando cada vez mais raras, mas algumas pessoas afirmam ainda vê-las. Também a quem use amuletos como uma tesoura de metal na entrada da casa  para afasta-las. E olha que tem gente que já viu algumas dentro de casa. Há relatos de crianças que foram "embruxadas", que tiveram o sangue sugado através do umbigo e ficaram doentes. As pessoas temem até hoje o "mau olhado" de uma Bruxa, que com um simples olhar poderia fazer  alguém adoecer repentinamente, os animais minguarem, plantas secarem, ter azar, etc. Mas as malvadas não se limitavam apenas a Ilha da Pintada, mas também a Ilha das Flores, Ilha Grande dos Marinheiros, Ilha da Casa da Pólvora... ou seja, quase todo o  Arquipélago de Porto Alegre.
 

A Ilha da Pintada faz parte do Arquipélago que pertence a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Bruxas Estigeanas no filme Fúria de Titãs



No filme Fúria de Titãs, o herói Perseu precisa procurar um meio de matar o Kraken, um gigantesco monstro marinho criado por Hades, o deus do submundo. Para alcançar este objetivo, Perseu e outros guerreiros vão ao encontro das Bruxas Estigeanas que tem o poder de ver o futuro. 

Este encontro de Perseu com as Bruxas não foi nada tranquilo, mas percebemos que a bruxaria não ficou de fora deste filme. As Bruxas do filme são um tipo de Oráculo; que os gregos procuravam antes de começar uma batalha. Um exemplo de consulta com Oráculos se vê também no filme Os 300 de Esparta. A diferença é que no filme Fúria de Titãs, os Oráculos são três Bruxas canibais que enxergam através de um único olho que cada uma delas segura um pouco como se fosse um objeto e que talvez seja por ele que vêem o futuro; sem este olho, são totalmente cegas. Quando Perseu indagou  sobre como matar o Kraken, elas queriam um sacrificio humano, ou seja, um dos guerreiros que o acompanhavam. Veja no filme o que aconteceu depois...



Fúria de Titãs, 2010.


Sinopse: Em 'Fúria de Titãs', a disputa pelo poder lança os homens contra os reis, e os reis contra os deuses. Mas a guerra em curso entre os deuses já é suficiente para destruir o mundo. Nascido de um deus, porém criado como homem, Perseu (SAM WORTHINGTON) se vê indefeso para salvar a família da aniquilação por Hades (RALPH FIENNES), o vingativo deus do reino dos mortos. Sem nada a perder, Perseu se oferece como voluntário para comandar a perigosa missão de derrotar Hades, antes que este consiga obter poder de Zeus (LIAM NEESON) e instalar o inferno na Terra. Liderando um grupo de guerreiros, Perseus parte numa arriscada jornada nas profundezas dos mundos proibidos. Combatendo demônios cruéis e monstros terríveis, ele somente irá conseguir sobreviver se aceitar seu poder como um deus, desafiar a sorte e criar seu próprio destino.

sábado, 21 de agosto de 2010

Abóbora do dia das bruxas já foi nabo


Qual o significado da abóbora no Dia das Bruxas, nos Estados Unidos?

O costume surgiu com os irlandeses. Dizia a lenda que um homem chamado Jack, após a morte, foi proibido de entrar no paraíso porque enquanto esteve na terra foi pão-duro. Já as portas do inferno foram fechadas porque fez o diabo de bobo, escavando, no interior do tronco de uma árvore, uma cruz. O demônio ficou aprisionado lá dentro até jurar que nunca mais iria provocá-lo com tentações.
Sem ter para onde ir Jack foi condenado a andar na escuridão até o juízo final. Então, ele implorou a Satã que acendesse brasas para iluminar seu caminho. O diabo deu-lhe um pequeno pedaço de carvão incandescente. Para proteger a luz, o irlandês colocou o carvão dentro do buraco de um nabo. Surgiu assim o jack o’lantern (Jack da Lanterna) como é conhecida. A idéia de usar um nabo surgiu com os Celtas, povo que se espalhou pela Europa entre 2 000 e 100 a.C. Um dos símbolos do seu folclore era um grande nabo com uma vela espetada. Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontraram pouquíssimos nabos nos campos. Mas havia abóboras em abundância. Os imigrantes fizeram a substituição

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Stardust - O Mistério da Estrela

 
O jovem Tristan (Charlie Cox) tenta conquistar o amor da bela e fria Victoria (Sienna Miller) indo em busca de uma estrela cadente. A jornada o leva a uma terra esquecida e misteriosa, além dos muros da cidade. Porém Tristan não é o único atrás da estrela cadente. Os quatro filhos do rei de Stormhold (Peter O'Toole) e os espíritos de seus três filhos já falecidos também estão atrás dela, assim como a feiticeira Lamia (Michelle Pfeiffer), que deseja usá-la para recuperar a juventude. Para enfrentar todos estes concorrentes Tristan precisará ganhar o amor da estrela, que se transformou em uma garota chamada Yvaine (Claire Danes).
 
Um filme de aventura e magia
Ano de lançamento: 2007
 
 

Humor Noturno...

           Lobisomem no psiquiatra...




           Bruxinha desastrada...


Os Sete: Anré Vianco


Mergulhadores encontram uma caravela naufragada no litoral do Rio Grande do Sul e dela retiram vários objetos, inclusive uma grande caixa de prata. Quando a caixa é aberta, sete vampiros do Rio D'Ouro Portugal, acordam e passam a espalhar terror no Brasil.
André Vianco apresenta os vampiros "Inverno", "Acordador", "Tempestade", "Lobo", "Espelho", "Gentil" e "Sétimo" que possuem poderes sobrenaturais que vão além da vida eterna, força e velocidade sobrehumana que geralmente são vistos na maioria dos filmes e livros sobre o gênero.

Livro: Os Sete
Autor: André Vianco
Editora: Novo Século

domingo, 8 de agosto de 2010

Aprendiz de Feiticeiro


Balthazar Blake (Nicolas Cage) é um feiticeiro que mora em Manhattan. Ele busca defender a cidade de seu arquinimigo, Maxim Horvarth (Alfred Molina), mas não é capaz de cumprir esta tarefa sozinho. Para tanto ele recruta Dave Stutler (Jay Baruchel), um rapaz comum mas com um potencial oculto, para ser seu aprendiz. Balthazar passa então a ministrar um rápido curso na arte e ciência da magia, de forma a torná-lo seu aliado na luta constante contra as forças de Horvarth. 
Lançamento:2010
É um ótimo filme de aventura e magia.
Vale a pena assistir.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Fatos reais sobre a Bruxa de Blair...



  • Burkittsville, Maryland fica à duas horas de Washington. População: 194
  • Blair, 1785- Varias crianças acusam a imigrante irlandesa Elly Kedward de leva-las até sua cabana na floresta de Black Hills e extrair sangue delas. Elly é acusada, tida como culpada por bruxaria e amarrada numa arvore na floresta, no mais frio inverno da historia e presumida como morta.
  • 1786- Todos os que a acusaram e metade das crianças da cidade desapareceram. Temendo uma maldição, os habitantes de Blair abandonam a vila e juram nunca mais dizer o nome de Elly novamente.
  • 1809- O livro "Culto da Bruxa de Blair" é publicado. Este livro raro, considerado ficção conta a historia de uma cidade assombrada por uma bruxa. Atualmente, a única copia está no Museu da Bruxaria de Baltimore.
Ele conta os horríveis feitos da bruxa: "A velha horrorosa arrancou a cabeça do menino do corpo e manchou toda a igreja com o sangue quente dele, notei que um dente de cão surgira na perna dela, ela controlava os animais da floresta, até as árvores pareciam obedecer-lhe, quando ela andava não tocava no chão e seus seguidores faziam uma pilha com os cadáveres das ruas"
  • 1824- Burkytsville é fundada na abandonada Blair.
  • 1825- Onze testemunhas afirmam ter visto uma mão de mulher pálida , puxar Eillen Treacle, menina de 10 anos, para dentro do riacho Tappy East Creek. Durante dezessete dias as buscas pelo corpo se seguiram, mas as únicas coisas encontradas foram pequenas trouxas de galhos de arvores untados com estranho liquido. O corpo nunca é encontrado.
  • 1885- Outra menina, Robin Weaver é tida como desaparecida. As buscas iniciam, mas alguns dias depois Robin retorna da floresta sem se lembrar de absolutamente nada. Uma das buscas, formada por cinco homens não retorna. Grupo de caçadores encontra os corpos dos cinco homens estripados em posição de pentagrama em Coffin Rock, Uma formação rochosa na região.
  • 1940- Começando com Emily Hollands, um total de sete crianças desaparece da cidade.
  • Junho de 1941- Rustin Parr, um velho eremita que morava na floresta, chega até um mercado local e disse que finalmente havia acabado(I've finally finished). As autoridades o seguiram até sua casa e encontraram os corpos das sete crianças em seu porão. Rustin admitiu que fez aquilo para "uma velha mulher fantasma" (an old woman ghost), que vivia nas florestas. Duas delas apresentaram causa da morte desconhecida, algumas por traumatismo craniano e por sufocamento. Todas tinham marcas estranhas cravadas nos rostos, braços e mãos. Rustin é preso e condenado á forca.

Jovens Bruxas

Três garotas (Balk, Campbell, True), estudantes de um colégio em Los Angeles, são consideradas esquisitas e rejeitadas pelos colegas. Formam um grupo secreto e se fecham em um pacto de magia negra. Com a chegada de Sarah (Tunney), interam os quatro pontos para o início da magia. Ao perceberem que os feitiços funcionam, começam a vingar-se daqueles que as magoaram. Mas a curiosidade torna-se algo incontrolável...
O filme é de 1996.

Charmed


Três irmãs bruxas que lutam contra as forças do mal. Cada uma destas três irmãs tem um poder particular que se desenvolve à medida que elas conseguem controlá-lo. Vivem em São Francisco, Califórnia numa mansão que pertenceu sempre à família Halliwell e usam os poderes mágicos para defenderem inocentes contra bruxos, feiticeiros, demónios e outras criaturas sobrenaturais que vivem no submundo.As irmãs são: Prudence, Piper e Phoebe. É baseado no filme Jovens Bruxas e possui 8 temporadas. O seriado iniciou-se em 1998 e o ultimo capítulo foi em 2006.