sábado, 23 de janeiro de 2010

Homem Urso


O homem urso é o licántropo que pode aparecer sob a forma de um urso, de um ser humano ou de um híbrido de ambas as espécies. A forma humana é de um homem alto, forte e musculoso, geralmente com barba e completamente peludo. A cor de seu cabelo combina com a cor do pêlo que tem em sua forma de urso. As cores mais freqüentes são castanha e o marrom, e se estão em uma zona muito fria pode ser branco. Na forma híbrida sua estatura é de até 1,70 cm sobre a estatura humana. Parece que sua cabeça esta transformada em um urso, visto que o inferior de seu corpo é mais similar a de um ser humano, mais robusto e musculoso. Na forma animal existem muitas diferenças com um urso autêntico, à exceção é a de sua maior inteligência. Nada pode danifica-lo, exceto fogo ou a prata. A forma do urso desaparece geralmente quando chega a luz do dia. O caráter do homen urso é pacífico e agradável, ajudam sempre que podem aos seres humanos e aos animais. Gostam de viver uma vida controlada, londe das cidades e preferem refugiar-se nas montanhas. Possuem poucos inimigos, não se importam com os homens lobos que convivem como eles nas montanhas.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A Bruxa e a tesoura aberta...

Debaixo do colchão do recém nascido, e mesmo na cama onde está a mãe, pôe-se uma tesoura de aço, aberta, para afungetar as Bruxas que vêm durante a noite sugar o sangue da criança.
É um costume de Portugal que se espalhou no Brasil. Há igualmente na Espanha, França, Bulgária, Romênia, Grécia, etc.
O aço amendronta os maus espíritos e fá-los fugir imediatamente de sua presença mágica.
A tesoura é, por vezes, substituída por uma faca, simples lâmina de aço, um pedaço de foice cegadeira, um punhal. O essencial é que o aço esteja à vista, a lâmina, desembainhada, ou a tesoura, de pontas abertas, em posição de cortar. As Bruxas, apavoradas, desaparecem como fumaça.
Para os espíritos malignos que andam à noite, as forças adversas, obscuras e poderosas, a lâmina de aço é um amuleto defensivo de poder irresistível.
A simplificação do uso, com o passar dos tempos, reduz a tesoura a uma única das pernas e a lâmina a uma agulha grande, de aço, reluzente. Bastará que a bruxa perceba um desses instrumentos, para deduzir que sua presença está sendo aguardada com uma recepção atrevida e feroz. E fugirá do alcance dessas ameaças. Daí, lógicamente, tornar-se suficiente uma tesoura, objeto caseiro, mas de possível agressão, uma lâmina de aço, isolada, para afastar a Bruxa.