quinta-feira, 23 de julho de 2009

Vampiros de Carne e Osso


Poucos seres exercem tanto fascinio quanto os vampiros, criaturas sobrenaturais que deixam sua tumba a noite para sugar o sangue de suas vítimas. Desde o temivel Conde Dracula e suas sedutoras vampirescas até o bem comportado Edward, da série crepusculo, há séculos os senhores das trevas assombram o imaginário de civilizações de todo mundo. A origem desses mortos vivos remota á Antiguidade. Povos da Mesopotâmia, da Grécia, e da Roma antiga, por exemplo já cultuavam histórias de monstros sugadores de sangue. Mas foi na Europa que o mito moderno ganhou forma. Nesse continente, o pavor diante dos dentuções chegou a tal ponto que muita gente foi morta sob acusações de ser uma dessas criaturas. Sem falar nas centenas de cadáveres que foram exumados e levaram uma estaca no peito. "Mitos sobre chupadores de sangue vêm desde a Antiguidade mas a palavra vampiro só se popularizou após 1734, ao aparecer na língua Inglesa. Ela nasceu do russo upir, que viraria vampir (em sérvio) e depois, vampire (em ingles)."


Fonte: Mundo Estranho

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Vlad III ( 1431 - 1476 )


Nascido na região da transilvânia (atual Romênia), o principe Vlad III foi um guerreiro implácavel na defesa de seu reino contra os turco-otomanos, matou mais de 40 mil inimigos, boa parte foi empalada viva.
O suplício consistia na introdução no ânus de uma estaca que era transpassada até o tórax, por isso recebeu o nome de Vlad Tepes (empalador em romeno). Parte de um grupo religioso chamado Ordem do Dragão, adotou o sobrenome Drácula ( filho do dragão). Não atoa, inspirou o escritor Bram Stoker a criar o personagem do Conde drácula.


Fonte: Mundo Estranho